A boa apresentação de um texto fala muito sobre o cuidado e o esmero que o seu autor teve com todo o trabalho.
Enquanto um texto bem redigido e organizado demonstra cuidado e bom conhecimento das normas, além de comunicar com precisão e objetividade o que se pretende informar (objetivos, métodos, resultados etc.), um texto mal organizado e com problemas de redação (erros ortográficos e gramaticais, falta de clareza etc.) dificulta o entendimento pelo leitor e levanta dúvida quanto à compreensão que o próprio autor tem daquilo que pretendia comunicar, ou de não ter sido suficientemente rigoroso com a escolha e a execução do método apropriado, por exemplo.
Um texto técnico/científico bem organizado deve respeitar normas e adotar algumas convenções em busca de uniformidade e harmonização na apresentação de cada elemento, bem como utilizar uma linguagem adequada, direta e clara. Entre as normas que buscam uniformizar os parâmetros para organização e formatação de textos formais e acadêmicos, tais como as normas da ABNT, que serão abordadas a seguir.
Para elaborar um bom documento, comece com a formatação certa desde o início, pode tomar algum tempo e parecer entediante, mas vai te poupar muito tempo lá na frente, assim como vai facilitar o trabalho do orientador e evitar que você tenha que ouvir críticas da banca sobre formato e apresentação do texto.
Preferencialmente, não use modelos de sites ou de outros colegas.
Abra um documento novo no seu editor de texto preferido e vá formatando e digitando o seu texto ali.
Porém, algumas vezes, a gente já começa com ideias borbulhando na mente, e não quer correr o risco de esquecê-las enquanto cuida de detalhes como a formatação e a organização do texto.
Nesses casos, eu prefiro abrir um documento em branco, colocar tudo lá, na ordem que vier na mente.
Em seguida, quando sinto que já registrei tudo, esvaziei a mente, começo a organizar e formatar com calma.
Geralmente, funciona também para organizar as ideias...
Assim, vou organizando o documento em si, colocando os títulos na respectiva ordem (ao menos das seções gerais: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, ...), alocando o que já anotei nas respectivas seções, ajustando a formatação etc.
O vídeo recomendado a seguir apresenta dicas importantes para começar a formatação do arquivo pelas normas da ABNT, que são também as normas seguidas pelo Manual de Monografias da UFF com algumas adaptações:
Acesse o Manual de Monografia da UFF e outras dicas que reuni para você formatar e organizar o seu trabalho monográfico clicando aqui.
Uma sugestão adicional de dicas para formatação de citações e referências pela ABNT é o manual "Modelos de citação com base nas normas ABNT", da UNESP.
Atenção: dependendo da instituição ou do veículo de divulgação ao qual pretende apresentar o texto, podem haver normas específicas, portanto se informe antes de começar a preparar o seu documento.
Na dúvida, se tratando de instituição brasileira, siga as normas da ABNT, já mencionadas.
---
Se tiver uma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário no campo abaixo ou envie uma mensagem utilizando o formulário disponível aqui.
Comments