Ainda é comum encontrarmos estudos que utilizam, equivocadamente, o termo gênero para se referir ao sexo de um organismo ou indivíduo (célula, animal, vegetal, pessoa etc.) como uma variável de estudo, por exemplo.
Então, qual é a forma correta? Quando devemos utilizar o termo sexo, e quando utilizar gênero?
Basicamente, sexo é uma categoria que identifica o que é ser fêmea e o que é ser macho, portanto, diz respeito às características biológicas e anatômicas que um organismo ou indivíduo apresenta, associadas ao feminino ou masculino.
Enquanto gênero é um conceito relacionado ao que é feminino, masculino ou uma mistura dos dois, é uma construção social sobre os papéis e comportamentos atribuídos a cada sexo e aprendidos por meio da socialização. Existem diferentes identidades de gênero que podem se aplicar dependendo da abordagem do estudo.
Aqui, o objetivo é apresentar a fundamentação teórica para te ajudar no entendimento e na definição dos termos ou variáveis que adotará no seu estudo.
Portanto, para saber mais e não cometer erros nesse sentido, recomendo que leia esse post no Scielo: "Equidade de sexo e gênero na pesquisa e na publicação".
Veja também: "Equidade de sexo e gênero na pesquisa: fundamentação das diretrizes SAGER e uso recomendado".
---
Se tiver uma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário ou envie uma mensagem pelo formulário de contato (abaixo).
Comments